http://www.portalnoroestesp.com.br/como-exercitar-seu-cerebro/criancas-lendo-2/ |
Material:
- Cantinho da leitura preparado com material de leitura diverso (livros de acordo com a faixa etária da turma, jornais, revistas, gibis, informativos, etc.) e lápis coloridos para desenhos.
- Livros diversos.
- Uma ou duas cartolinas/ E.V.A.
recortadas em rodelas de cerca de 5 cm de diâmetro e canetinhas.
- Folhas ou cadernos para escrita do relatório individual.
- Portfólio para arquivo dos
relatórios (saco plástico, pasta de elástico, pasta arquivo ou outro).
- Cartolinas e canetas para
cartazes.
- Diariamente o professor lerá diversos tipos de textos.
- Apresentar as regras e os combinados do projeto para os alunos. De preferência dar-lhes uma cópia para anexarem no caderno.
- O aluno ajudante do dia registrará no caderno de saída e entrada dos livros.
- Os alunos receberão uma bolinha correspondente à cabeça da centopeia, de preferência com o nome do aluno e a data de início do projeto.
- O professor fará uma seleção de livros para o início e os dispõe na canaleta da lousa, cada aluno escolhe um e, durante a semana, elaborará o relatório do livro lido.
- Quando o aluno entregar o relatório ganhará uma bolinha que comporá mais um pedaço do corpo da centopeia. Nessa bolinha, o aluno registrará o título do livro e nome do autor.
- As centopeias podem ser expostas num varal.
- Na medida do possível, os alunos receberão o retorno dos relatórios com alertas sobre onde podem melhorar.
- Estabelecer o Momento da Sugestão, onde todos os dias dois ou três alunos devem sugerir livros já lidos e autores prediletos para a sua turma e para as demais da escola.
- Quando o aluno completar a 5ª bolinha receberá um incentivo que pode ser um adesivo; completando a 15ª bolinha receberá uma lapiseira; quando atingir a 30ª bolinha ganhará uma prenda (a escolha do professor); e na 50ª bolinha um livro.
- Aos poucos, o professor irá explorando com os alunos ideias para que este escreva o sue próprio livro, fazendo-os refletir sobre o quê e como gostariam de apresentá-lo, envolvendo aí o trabalho de escrita de rascunhos, produções coletivas, correções, reescritas e conclusão.
- O projeto tem a culminância numa
manhã/tarde de autógrafos para as outras turmas e comunidade.
Orientações Gerais:
- Esta sugestão de projeto pode
ser adaptada e direcionada a todos os anos de acordo com os objetivos e
faixas etárias de cada turma. A proposta da Centopeia também é genérica,
podendo o professor escolher outro animalzinho como leão, borboleta,
joaninha... O importante é que este animal seja construído aos poucos, de
acordo com as leituras de cada aluno.
- Se houver pouca oferta de livros em sua biblioteca, a sugestão é que o professor busque alternativas como solicitar doações na comunidade ou que busque empréstimo nas bibliotecas públicas do município.
- A leitura antes de tudo deve ser promovida
como uma forma de fruição (prazer). Os registros são importantes,
mas mais importante é a promoção de momentos de prazer. É fundamental que
o professor tenha o bom senso de no início do projeto deixar os alunos à
vontade para suas escolhas dos livros e para registrarem ou não suas
leituras. Esse tempo é necessário para se ‘conquistar’ o leitor.
http://emprofjoseaugusto.blogspot.com.br/ |
- Escolher um bom livro, de acordo com a faixa etária da turma.
- Criar uma atmosfera de encantamento para a leitura em voz alta pelo professor. O aluno presenciará um ato quase mágico.
- Explorar a capa, tipo de letra, desenhos, cores, texturas.
- Explore a análise dos aspectos físicos do livro (tamanho e distribuição das letras e do texto pelas páginas, numeração, espessura do livro, ilustrações).
- Quando o livro for ‘grosso’, o professor pode realizar a leitura em capítulos, criando o suspense.
- Solicitar pesquisas e escolher também textos de jornais, folhetos de propaganda e revistas, que desperte o interesse dos alunos e que falem sobre o assunto do livro que estão lendo, realizando associações.
- Despertar nos alunos a atenção para a finalidade de cada texto (informar, divertir, emocionar, promover o prazer).
- Pesquisar poesias, contos infantis, HQ que sejam do cotidiano dos alunos.
- Fazer da leitura uma diversão, criar cenários, usar técnicas diferentes para contar histórias, promover momentos de expressão por meio de desenhos, pinturas, colagens.
- Divida o texto escolhido em começo, meio e fim. Ao final do conto, construir com eles um cartaz com as palavras-chave (síntese) da sequência lida.
- Pesquisar letras de música que possam ser relacionadas aos textos lidos.
- Circulo do livro para empréstimo e trocas.
- Dramatizar a história contada.
http://www.zazaparafilhotes.com.br/2014/01/projeto-magia/criancas-lendo/ |
- Solicitar a leitura e registro do reconto dela em casa com ou pelos pais, constando também registro de informações como: Seu filho demonstrou interesse pela leitura? Pediu que recontasse? Etc.
- O registro do aluno pode ser a ilustração do texto lido.
- Selecionar os textos a serem
lidos que contenham jogos orais (parlendas, rimas, trava-línguas, etc.).
- Solicitar o registro pelos pais das impressões
durante a leitura realizada pelo filho (trechos que mais gostou, resposta
a questões), acompanhando-o na leitura;
4ºs anos e 5ºs anos
- O aluno pode realizar a leitura para a
família. Esta deve registrar os comentários referentes à entonação,
fluência na leitura, etc. Além dos aspectos de interesse por este ou
aquele trecho.
- Os aspectos referentes à língua e à linguagem (e também em relação ao repertório de leitura) podem ser trabalhados por meio de jogos, gincanas e competições planejadas pelo professor.
- O aluno segue o roteiro do projeto,
registrando em folha própria a sua leitura.
- A promoção de indicações de leitura a outras classes também poderá ser efetivada a partir de momentos de reconto, produção de cartazes de divulgação e propaganda variada (criação de folder, pesquisa, teatro, campanhas, etc.).
Nenhum comentário:
Postar um comentário