Como auxiliar as crianças no desenvolvimento da Disciplina Matemática

É involuntário a forma como os números chegam até as crianças. Isto ocorre no dia a dia é só observar ao seu redor. Por isso o professor deve ser o facilitador da criança, para que ela possa perceber os números e fazer com que o mesmo lhe tragam valores reais e significativos quando tratados dentro da sala de aula. O professor, como em todas as outras disciplinas é o facilitador e orientador nesse processo, ele auxilia a questionar, pensar, discutir, propor desafios aos pequenos, estimular a resolução de problemas e o raciocínio..

O trabalho pode ser desenvolvido por meio de brincadeiras, histórias, cantigas, jogos, atividades lúdicas, elaboração de coleções, atividades de culinária como fontes de aprendizagem, dentre outras.

Ao trabalhar através do lúdico o educando transmite um ambiente atraente, prazeroso que proporciona o desenvolvimento integral da criança, facilitando assim o processo de aprendizagem como um todo.

Hoje temos alguns objetos conhecidos para ser utilizados no processo de aprendizagem, como por exemplo: o material dourado, dominó, palito de sorvete, lápis de cor e outros materiais que possam ser confeccionados por nós, professores, para maior interação do aluno.

A criança tem que gostar do que está aprendendo, assim podemos passar conceitos, utilizando vários artifícios do cotidiano infantil, balas, canetinhas , brinquedos, etc. Não esquecendo das músicas e parlendas, que auxiliam a aula em um ritmo mais animado.

Nesse blog vamos mostrar sugestões de todo o tipo para inserção da matemática na aprendizagem da criança dentre outras disciplinas.

Trabalho desenvolvido pela Faculdade Anhanguera de Campinas Unidade 03

Orientadora: Regina Faveri

Integrantes do Grupo

Eliane Aparecida da Silva RA 3715661549

Sandra Priscila Santos RA 4252057879

Tathiane Pereira Corrêa RA 3776759522

Tatiane Modonezi RA 1299858169

domingo, 18 de maio de 2014


PROJETO CENTOPEIA

 

LER PARA EXPERIMENTAR, DESCOBRIR, CRIAR...




http://www.portalnoroestesp.com.br/como-exercitar-seu-cerebro/criancas-lendo-2/



Objetivo Geral: incentivar o desejo de ler e o interesse pela leitura levando os alunos a refletirem sobre os aspectos da língua e sua análise.

Objetivo Específico: motivar e levar os alunos e conhecerem o acervo da escola e de outros espaços de leitura.

 

Questões Iniciais:

Quais são os tipos de texto que a turma prefere (gibis, livros de histórias, contos, piadas, etc.)?

Quais são as histórias que já ouviram e se recordam?

Vocês leem, têm acesso à revistas? Quais?


Material:

  • Cantinho da leitura preparado com material de leitura diverso (livros de acordo com a faixa etária da turma, jornais, revistas, gibis, informativos, etc.) e lápis coloridos para desenhos.
  • Livros diversos.
  • Uma ou duas cartolinas/ E.V.A. recortadas em rodelas de cerca de 5 cm de diâmetro e canetinhas.
  • Folhas ou cadernos para escrita do relatório individual.
  • Portfólio para arquivo dos relatórios (saco plástico, pasta de elástico, pasta arquivo ou outro).
  • Cartolinas e canetas para cartazes.

Procedimento:

  • Diariamente o professor lerá diversos tipos de textos.
  • Apresentar as regras e os combinados do projeto para os alunos. De preferência dar-lhes uma cópia para anexarem no caderno.
  • O aluno ajudante do dia registrará no caderno de saída e entrada dos livros.
  • Os alunos receberão uma bolinha correspondente à cabeça da centopeia, de preferência com o nome do aluno e a data de início do projeto.
  • O professor fará uma seleção de livros para o início e os dispõe na canaleta da lousa, cada aluno escolhe um e, durante a semana, elaborará o relatório do livro lido.
  • Quando o aluno entregar o relatório ganhará uma bolinha que comporá mais um pedaço do corpo da centopeia. Nessa bolinha, o aluno registrará o título do livro e nome do autor.
  • As centopeias podem ser expostas num varal.
  • Na medida do possível, os alunos receberão o retorno dos relatórios com alertas sobre onde podem melhorar.
  • Estabelecer o Momento da Sugestão, onde todos os dias dois ou três alunos devem sugerir livros já lidos e autores prediletos para a sua turma e para as demais da escola.
  • Quando o aluno completar a 5ª bolinha receberá um incentivo que pode ser um adesivo; completando a 15ª bolinha receberá uma lapiseira; quando atingir a 30ª bolinha ganhará uma prenda (a escolha do professor); e na 50ª bolinha um livro.
  • Aos poucos, o professor irá explorando com os alunos ideias para que este escreva o sue próprio livro, fazendo-os refletir sobre o quê e como gostariam de apresentá-lo, envolvendo aí o trabalho de escrita de rascunhos, produções coletivas, correções, reescritas e conclusão.
  • O projeto tem a culminância numa manhã/tarde de autógrafos para as outras turmas e comunidade.

Avaliação:

A quantidade de bolinhas contidas na centopeia de cada aluno será um dos parâmetros de avaliação, além do indicador contido nos relatórios e portfólios individuais e confecção/ escrita de seus próprios livros.  



Orientações Gerais:

  • Esta sugestão de projeto pode ser adaptada e direcionada a todos os anos de acordo com os objetivos e faixas etárias de cada turma. A proposta da Centopeia também é genérica, podendo o professor escolher outro animalzinho como leão, borboleta, joaninha... O importante é que este animal seja construído aos poucos, de acordo com as leituras de cada aluno.
  • Se houver pouca oferta de livros em sua biblioteca, a sugestão é que o professor busque alternativas como solicitar doações na comunidade ou que busque empréstimo nas bibliotecas públicas do município.
  • A leitura antes de tudo deve ser promovida como uma forma de fruição (prazer). Os registros são importantes, mas mais importante é a promoção de momentos de prazer. É fundamental que o professor tenha o bom senso de no início do projeto deixar os alunos à vontade para suas escolhas dos livros e para registrarem ou não suas leituras. Esse tempo é necessário para se ‘conquistar’ o leitor.  


http://emprofjoseaugusto.blogspot.com.br/
 

Algumas Sugestões Didáticas:

 

Roda de leitura/ hora do conto

  • Escolher um bom livro, de acordo com a faixa etária da turma.
  • Criar uma atmosfera de encantamento para a leitura em voz alta pelo professor. O aluno presenciará um ato quase mágico.
  • Explorar a capa, tipo de letra, desenhos, cores, texturas.
  • Explore a análise dos aspectos físicos do livro (tamanho e distribuição das letras e do texto pelas páginas, numeração, espessura do livro, ilustrações).
  • Quando o livro for ‘grosso’, o professor pode realizar a leitura em capítulos, criando o suspense.
  • Solicitar pesquisas e escolher também textos de jornais, folhetos de propaganda e revistas, que desperte o interesse dos alunos e que falem sobre o assunto do livro que estão lendo, realizando associações.
  • Despertar nos alunos a atenção para a finalidade de cada texto (informar, divertir, emocionar, promover o prazer).
  • Pesquisar poesias, contos infantis, HQ que sejam do cotidiano dos alunos.
  • Fazer da leitura uma diversão, criar cenários, usar técnicas diferentes para contar histórias, promover momentos de expressão por meio de desenhos, pinturas, colagens.
  • Divida o texto escolhido em começo, meio e fim. Ao final do conto, construir com eles um cartaz com as palavras-chave (síntese) da sequência lida.
  • Pesquisar letras de música que possam ser relacionadas aos textos lidos.
  • Circulo do livro para empréstimo e trocas.
  • Dramatizar a história contada.


http://www.zazaparafilhotes.com.br/2014/01/projeto-magia/criancas-lendo/

 

ALGUMAS ADAPTAÇÕES

 

1ºs e 2ºs anos:

  • Solicitar a leitura e registro do reconto dela em casa com ou pelos pais, constando também registro de informações como: Seu filho demonstrou interesse pela leitura? Pediu que recontasse? Etc.
  • O registro do aluno pode ser a ilustração do texto lido.
  • Selecionar os textos a serem lidos que contenham jogos orais (parlendas, rimas, trava-línguas, etc.).




3ºs anos
  • Solicitar o registro pelos pais das impressões durante a leitura realizada pelo filho (trechos que mais gostou, resposta a questões), acompanhando-o na leitura;


                                  4ºs anos e 5ºs anos

  • O aluno pode realizar a leitura para a família. Esta deve registrar os comentários referentes à entonação, fluência na leitura, etc. Além dos aspectos de interesse por este ou aquele trecho.
  • Os aspectos referentes à língua e à linguagem (e também em relação ao repertório de leitura) podem ser trabalhados por meio de jogos, gincanas e competições planejadas pelo professor.
  • O aluno segue o roteiro do projeto, registrando em folha própria a sua leitura.
  • A promoção de indicações de leitura a outras classes também poderá ser efetivada a partir de momentos de reconto, produção de cartazes de divulgação e propaganda variada (criação de folder, pesquisa, teatro, campanhas, etc.).
 
Projeto realizado por Mônica Gaudêncio
 

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