Como auxiliar as crianças no desenvolvimento da Disciplina Matemática

É involuntário a forma como os números chegam até as crianças. Isto ocorre no dia a dia é só observar ao seu redor. Por isso o professor deve ser o facilitador da criança, para que ela possa perceber os números e fazer com que o mesmo lhe tragam valores reais e significativos quando tratados dentro da sala de aula. O professor, como em todas as outras disciplinas é o facilitador e orientador nesse processo, ele auxilia a questionar, pensar, discutir, propor desafios aos pequenos, estimular a resolução de problemas e o raciocínio..

O trabalho pode ser desenvolvido por meio de brincadeiras, histórias, cantigas, jogos, atividades lúdicas, elaboração de coleções, atividades de culinária como fontes de aprendizagem, dentre outras.

Ao trabalhar através do lúdico o educando transmite um ambiente atraente, prazeroso que proporciona o desenvolvimento integral da criança, facilitando assim o processo de aprendizagem como um todo.

Hoje temos alguns objetos conhecidos para ser utilizados no processo de aprendizagem, como por exemplo: o material dourado, dominó, palito de sorvete, lápis de cor e outros materiais que possam ser confeccionados por nós, professores, para maior interação do aluno.

A criança tem que gostar do que está aprendendo, assim podemos passar conceitos, utilizando vários artifícios do cotidiano infantil, balas, canetinhas , brinquedos, etc. Não esquecendo das músicas e parlendas, que auxiliam a aula em um ritmo mais animado.

Nesse blog vamos mostrar sugestões de todo o tipo para inserção da matemática na aprendizagem da criança dentre outras disciplinas.

Trabalho desenvolvido pela Faculdade Anhanguera de Campinas Unidade 03

Orientadora: Regina Faveri

Integrantes do Grupo

Eliane Aparecida da Silva RA 3715661549

Sandra Priscila Santos RA 4252057879

Tathiane Pereira Corrêa RA 3776759522

Tatiane Modonezi RA 1299858169

domingo, 18 de maio de 2014

ESCULTURAS
 
 
A Escultura é considerada a terceira das artes clássicas, pode ser estudada de forma lúdica, levando os alunos a ter familiaridade com os diversos materiais e aprender a observar obras de arte muito fáceis de serem encontradas no espaço urbano.
Trabalhar Artes com as crianças contando histórias e criando esculturas de papel marche estimula a criatividade acalma a euforia e desenvolve a imaginação.
Como introduzir esta modalidade com os alunos
Material
Os textos sobre Escultura do site Lição de Casa são um ótimo ponto de partida.
Para confeccionar esculturas:
  •  Argila ou massa de modelar

  • Sabão em pedra
  • Sucata
  • Papelão
  • Papel Mache
 
  • Palitos de madeira de diversos tipos (para auxiliar na modelagem da argila)
 
  • Estilete (para esculpir no sabão)
 
 
Estratégias
1) Leitura e interpretação dos textos sugeridos.
2) Leitura de obras de arte (imagens que o professor tenha ou monumentos públicos)
 
Atividades
Confecção da escultura.
Após a leitura dos textos, os alunos podem escolher uma técnica que eles considerem melhor para realizar a escultura. O sabão será utilizado em substituição da pedra, só para que eles percebam o que é cinzelação. O papelão pode substituir chapas de metal.
Observe que todos os alunos não escolham a mesma técnica e material, para que dentro da sala de aula tenha uma amostragem de pelo menos três formas diferentes.
Valéria Peixoto de Alencar é historiadora formada pela USP e cursa o mestrado em Artes no Instituto de Artes da UNESP. É uma das autoras do livro Arte-educação: experiências, questões e possibilidades (Editora Expressão e Arte).
 
 
 
Escultura feita pelos alunos da escola Neusa Corin Campinas -SP
 

Escultura feita pelos alunos da escola Neusa Corin Campinas -SP





Papel mache  (palavra originada do francês papier mâché, que significa papel picado, amassado e esmagado) é uma massa feita com papel picado em um recipiente com água, coado e depois misturado com cola e gesso. Com esta massa é possível criar e moldar objetos.

A massa deve ser usada no máximo de um dia para outro mas, guardada em um pote plástico na geladeira, ela pode ser conservada por meses.

A arte do papel mache se desenvolveu na China, por volta de dois séculos antes de Cristo, e também em regiões das antigas Pérsia e Índia.

Na Europa, o papel mache foi utilizado para criar objetos decorativos primeiramente na França e depois na Inglaterra.

Na Itália, a massa era utilizada na execução das famosas Mascaras de Carnaval, em Veneza. Na Noruega foi construída uma igreja toda feita em papel marche, e que durou 37 anos em ótimas condições, tendo sido demolida posteriormente.
 

       Receita da massa

Meio balde de papel picado

Agua

Bacia e balde; Peneira ou escorredor Liquidificador ou    mãos fortes

200 g de cola branca

1 tampa de vinagre

 
O papel deve ser picado e deixado de molho até amolecer. No dia seguinte, encher o liquidificador de água e colocar um pouco do papel, na proporção de mais ou menos três partes de água para uma parte de papel. Bater por dez segundos, desligar, esperar um minuto e bater novamente por mais dez segundos.

Depois, despejar a massa numa peneira e espremer até sair todo o excesso de água. Esfarelar a massa e espalhar numa bacia, misturar a cola branca e o vinagre, até ficar uma massa homogênea. Você pode fazer também com cola de farinha de trigo se desejar.

A cola de farinha é feita cozinhando numa panela, em fogo baixo, duas colheres de sopa de farinha de trigo com dois dedos de água, até engrossar como mingau.

 A professora ao propor este trabalho com esculturas primeiro ela conta uma história para seus alunos e depois baseado na história contada cria com seus alunos os personagem da história contada, estimulando sua criatividade.

As crianças ficam surpresa com o resultado, é um material resistente, que feito com capricho fica uma graça.
 
 
        APRENDA A FAZER O PAPEL MACHE
 
 
 


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