Como auxiliar as crianças no desenvolvimento da Disciplina Matemática

É involuntário a forma como os números chegam até as crianças. Isto ocorre no dia a dia é só observar ao seu redor. Por isso o professor deve ser o facilitador da criança, para que ela possa perceber os números e fazer com que o mesmo lhe tragam valores reais e significativos quando tratados dentro da sala de aula. O professor, como em todas as outras disciplinas é o facilitador e orientador nesse processo, ele auxilia a questionar, pensar, discutir, propor desafios aos pequenos, estimular a resolução de problemas e o raciocínio..

O trabalho pode ser desenvolvido por meio de brincadeiras, histórias, cantigas, jogos, atividades lúdicas, elaboração de coleções, atividades de culinária como fontes de aprendizagem, dentre outras.

Ao trabalhar através do lúdico o educando transmite um ambiente atraente, prazeroso que proporciona o desenvolvimento integral da criança, facilitando assim o processo de aprendizagem como um todo.

Hoje temos alguns objetos conhecidos para ser utilizados no processo de aprendizagem, como por exemplo: o material dourado, dominó, palito de sorvete, lápis de cor e outros materiais que possam ser confeccionados por nós, professores, para maior interação do aluno.

A criança tem que gostar do que está aprendendo, assim podemos passar conceitos, utilizando vários artifícios do cotidiano infantil, balas, canetinhas , brinquedos, etc. Não esquecendo das músicas e parlendas, que auxiliam a aula em um ritmo mais animado.

Nesse blog vamos mostrar sugestões de todo o tipo para inserção da matemática na aprendizagem da criança dentre outras disciplinas.

Trabalho desenvolvido pela Faculdade Anhanguera de Campinas Unidade 03

Orientadora: Regina Faveri

Integrantes do Grupo

Eliane Aparecida da Silva RA 3715661549

Sandra Priscila Santos RA 4252057879

Tathiane Pereira Corrêa RA 3776759522

Tatiane Modonezi RA 1299858169

segunda-feira, 19 de maio de 2014


DINÂMICA: PÁSSAROS VOANDO

- Disponha o grupo em círculo e os oriente enquanto aos gestos usados, explicando como proceder a cada animal falado;
-Conte a história e observe a agilidade ou não dos participantes. Estimule-os a prestar atenção à leitura para não se atrapalharem.·.



     “Esta manhã levantei-me cedo. O dia estava magnífico. O sol de primavera animava toda natureza e os pássaros (duas mãos e em pé) cantavam sem cessar. Ao abrir a janela do quarto, um pardal (mão direita e sentados), sem cerimônia, invadiu a casa, pondo o gato (mãos no joelho, batendo os pés) em polvorosa.


    O papagaio (mão direita e sentados) que estava no jardim de inverno irritou-se com a correria do gato (mãos no joelho, batendo os pés) e pôs-se a berrar, assustando os canários (duas mãos e em pé), que tranquilamente cantavam em suas gaiolas.


   O pardal (mão direita e sentados) acabou saindo pela janela de onde entrou, deixando o gato (mãos no joelho, batendo os pés) mais tranquilo que foi brincar com o cachorro (mãos no joelho, batendo os pés) já resignado com perda de seu pardal (mão direita e sentados)que planejava ter para o café da manhã. Sucessivamente acalmaram-se o papagaio (mão direita e sentados) e os canários (duas mãos e em pé).

    Continuando a contemplar a natureza, observei que se aproximou de um lindo vaso de flores um beija flor (mão direita e sentados). Ai, pensei comigo: “Vai começar tudo de novo…”. 

  O gato (mãos no joelho, batendo os pés) felizmente, nesta altura se mantinha concentrado brincando com o cachorro (mãos no joelho, batendo os pés) e não percebeu a aproximação do beija flor (mão direita e sentados).


    O papagaio (mão direita e sentados) se divertia com uma corrente pendurada em sua gaiola e os canários (duas mãos e em pé) cantarolavam mais tranquilamente em suas gaiolas, saudando o lindo dia que iniciava e o cachorro (mãos no joelho, batendo os pés)…”

 
Essa dinâmica é legal porque treina a atenção, a concentração da turminha. Você pode usar várias histórias, na que coloquei abaixo além de prender a atenção você pode revisar flexão de substantivo, com gestos para palavras no plural e singular. Por exemplo: toda vez que aparecer um nome de animal no singular use apenas uma mão, quando forem mencionados nomes de animais no plural faça gestos com duas mãos.
Postado por Daniela Gonçalves Oliveira
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário