Educação Lúdica: A Arte de Aprender
Brincando
Quando
conseguimos trazer para o meio educativo, uma educação mais lúdica, fazemos com
que o aprendizado seja mais significativo a criança, que ela consiga assimilar
de modo mais fácil, desenvolvendo seu aspecto cognitivo e afetivo, por meio da
educação lúdica, é capaz de desenvolver o trabalho em equipe, o saber ganhar e
perder, aspectos importantes no mundo em que vivemos. Também conseguimos fazer
com que o aprendizado seja parte do universo da criança, ao qual ela já
participa ativamente, brincando, jogando e muitas vezes sem saber, aprendendo.
Froebel
diz que a educação mais eficiente é aquela que proporciona atividade, auto
expressão e participação social ás crianças.
A maneira de proporcionarmos isso ás crianças é fazendo o uso de jogos, não que outros métodos não possam ser usados, mais os jogos para a teoria Froebeliana é o fator decisivo na educação das crianças.
Para
pensar:
“O Jogo faz o
ambiente natural da criança, ao passo que as referências abstratas e remotas
não correspondem ao interesse da criança.”
(Dewey)
“Os brinquedos
servem para distrair as crianças e para fazê-las progredir na compreensão das
coisas”.
(Amos Comenius - 1592-1670)
(Dewey)
(Amos Comenius - 1592-1670)
Nenhum comentário:
Postar um comentário