LITERATURA INFANTIL
As histórias infantis como forma de consciência de
mundo
A literatura
infantil é um caminho que leva a criança a desenvolver a imaginação, emoções e
sentimentos de forma prazerosa e significativa.
A escola busca
conhecer e desenvolver na criança as competências da leitura e da escrita e
como a literatura infantil pode influenciar de maneira positiva neste processo.
Assim, Bakhtin (1992) expressa sobre a literatura infantil abordando que por
ser um instrumento motivador e desafiador, ele é capaz de transformar o
indivíduo em um sujeito ativo, responsável pela sua aprendizagem, que sabe
compreender o contexto em que vive e modificá-lo de acordo com a sua
necessidade. Esta pesquisa visa a enfocar toda a importância que a literatura
infantil possui, ou seja, que ela é fundamental para a aquisição de
conhecimentos, recreação, informação e interação necessárias ao ato de ler. Apesar da grande importância que a
literatura exerce na vida da criança, seja no desenvolvimento emocional ou na
capacidade de expressar melhor suas ideias, em geral, de acordo com Machado
(2001), elas não gostam de ler e fazem-no por obrigação.
Os primeiros livros direcionados ao público infantil surgiram no século XVIII. Autores como La Fontaine e Charles Perrault escreviam suas obras, enfocando principalmente os contos de fadas. De lá pra cá, a literatura infantil foi ocupando seu espaço e apresentando sua relevância. Com isto, muitos autores foram surgindo, como Hans Christian Andersen, os irmãos Grimm e Monteiro Lobato, imortalizados pela grandiosidade de suas obras. Nesta época, a literatura infantil era tida como mercadoria, principalmente para a sociedade aristocrática. Com o passar do tempo, a sociedade cresceu e modernizou-se por meio da industrialização, expandindo assim, a produção de livros.
A partir daí os laços entre a escola e
literatura começam a se estreitar, pois para adquirir livros era preciso que as
crianças dominassem a língua escrita e cabia a escola desenvolver esta
capacidade. De acordo com Lajolo & Zilbermann, “a escola passa a habilitar
as crianças para o consumo das obras impressas, servindo como intermediária
entre a criança e a sociedade de consumo”
Ouvir histórias é
um acontecimento tão prazeroso que desperta o interesse das pessoas em todas as
idades. Se os adultos adoram ouvir uma boa história, um “bom causo”, a criança
é capaz de se interessar e gostar ainda mais por elas, já que sua capacidade de
imaginar é mais intensa.
Para investir na relação entre a interpretação do
texto literário e a realidade, não há melhor sugestão do que obras infantis que
abordem questões de nosso tempo e problemas universais, inerentes ao ser
humano.
"Infantilizar" as crianças não cria cidadãos
capazes de interferir na organização de uma sociedade mais consciente e
democrática.
Características que os textos devem ter para se
trabalhar com a literatura infantil para crianças a partir dos 6 anos de idade
Trabalho com figuras de linguagem que explorem o som
das palavras. Estruturas frasais mais simples sem longas construções. Ampliação
das temáticas com personagens inseridas na coletividade, favorecendo a socialização,
sobretudo na escola.
Ilustrações
Deve
integrar-se ao texto a fim de instigar o interesse pela leitura. Uso de letras
ilustradas, palavras com estrutura, dimensão diferenciada e explorando caráter
pictórico.
Materiais
Excelente momento para inserir poesia, pois brinca com
palavras, sílabas, sons. Apoio de instrumentos musicais ou outros objetos que
produzam sons. Materiais como massinha, tintas, lápis de cor ou cera podem ser
usados para ilustrar textos.
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