Como auxiliar as crianças no desenvolvimento da Disciplina Matemática

É involuntário a forma como os números chegam até as crianças. Isto ocorre no dia a dia é só observar ao seu redor. Por isso o professor deve ser o facilitador da criança, para que ela possa perceber os números e fazer com que o mesmo lhe tragam valores reais e significativos quando tratados dentro da sala de aula. O professor, como em todas as outras disciplinas é o facilitador e orientador nesse processo, ele auxilia a questionar, pensar, discutir, propor desafios aos pequenos, estimular a resolução de problemas e o raciocínio..

O trabalho pode ser desenvolvido por meio de brincadeiras, histórias, cantigas, jogos, atividades lúdicas, elaboração de coleções, atividades de culinária como fontes de aprendizagem, dentre outras.

Ao trabalhar através do lúdico o educando transmite um ambiente atraente, prazeroso que proporciona o desenvolvimento integral da criança, facilitando assim o processo de aprendizagem como um todo.

Hoje temos alguns objetos conhecidos para ser utilizados no processo de aprendizagem, como por exemplo: o material dourado, dominó, palito de sorvete, lápis de cor e outros materiais que possam ser confeccionados por nós, professores, para maior interação do aluno.

A criança tem que gostar do que está aprendendo, assim podemos passar conceitos, utilizando vários artifícios do cotidiano infantil, balas, canetinhas , brinquedos, etc. Não esquecendo das músicas e parlendas, que auxiliam a aula em um ritmo mais animado.

Nesse blog vamos mostrar sugestões de todo o tipo para inserção da matemática na aprendizagem da criança dentre outras disciplinas.

Trabalho desenvolvido pela Faculdade Anhanguera de Campinas Unidade 03

Orientadora: Regina Faveri

Integrantes do Grupo

Eliane Aparecida da Silva RA 3715661549

Sandra Priscila Santos RA 4252057879

Tathiane Pereira Corrêa RA 3776759522

Tatiane Modonezi RA 1299858169

quinta-feira, 9 de outubro de 2014

BRINCADEIRAS
 
Existe várias estratégias para auxiliar o professor a desenvolver o seu trabalho em sala de aula. Normalmente Matemática não é muito apreciado pelas crianças, é de suma importância que o educar crie momentos prazerosos estimulando os pequenos nas atividades propostas. Uma atividade dinâmica, com maior interação proporciona aprendizagens com significado.
O professor pode desenvolver atividades dirigidas desde jogos até atividades livres como em brincadeiras onde a criança aprende na socialização com o meio e com os outros.
 
 
ALGUMAS DICAS DE BRINCADEIRAS
 
 
Amarelinha
 
 

 
 
 
 

Acessórios: uma pedrinha ou saquinho de areia.

Como brincar: desenhe a amarelinha no chão, indo do número 1 ao 10. As crianças devem decidir quem vai começar. O escolhido joga a pedra - ou o saquinho de areia - no número 1. A seguir pula casa por casa com um pé só até chegar ao número 10. Na volta repete o trajeto, só que pegando a pedrinha. O mesmo deve ser repetido até chegar a última casa. Perde a vez quem pisar na casa em que está a pedra, pisar na risca, não pegar a pedra ou errar a casinha na hora de jogar a pedrinha.

Idade: a partir de 3 anos.

Benefícios: desenvolvimento do raciocínio, coordenação motora, atenção, equilíbrio, noção de espaço e tempo, conhecimento dos números e habilidade para lidar com regras e limites.

 

AMARELINHA CARACOL

Jeito de brincar

Para começar é preciso desenhar um caracol no chão, em formato de espiral, e dividi-lo em várias partes. O jogador tem que fazer todo o trajeto pulando com um pé só, até alcançar a casa "céu". Só lá ele pode colocar os dois pés no chão.
Depois de chegar ao fim, a pessoa volta até o início, também pulando com um pé só.
Quem conseguir ir e voltar sem pisar em nenhuma linha pode escolher uma das casas e fazer um desenho ali: a partir daí, só esse jogador poderá pisar nela.

Regras

  • Só pode pular com o mesmo pé com que começou o jogo (não vale trocar de pé).
  • Não pode pisar na linha ou fora do quadrado.
  • Quem errar passa a vez para o seguinte.
  • Ganha quem conseguir marcar o maior número de casas.


CORDA

A corda além de auxiliar na coordenação motora da criança, o professor pode aproveitar as cantigas na hora da brincadeira e inserir os números na brincadeira.
Corda
 
 
Dá para pular corda sozinho ou em turma.
Na brincadeira coletiva, uma das extremidades da corda é presa em um poste ou em um portão enquanto um participante fica na outra ponta, batendo.
Mas também é possível que duas crianças, uma em cada extremidade, segurem e batam a corda para que outras pulem.
As crianças que estão pulando seguem comandos (com um pé, com dois pés, passar antes que a corda toque o chão) ou o que pede a letra de uma música.
Os mais habilidosos conseguem pular duas cordas que são batidas quase ao mesmo tempo.
 
LETRAS DE CANTIGA DE RODA
 
 
COM QUANTOS ANOS
VOCÊ PRETENDE SE CASAR?
(COMEÇA NA IDADE DA CRIANÇA
E VAI ATÉ ELA ERRAR).
 
 
QUANTO DINHEIRO
VOCÊ TEM NA CARTEIRA?
1,2,3,4,5,6... ATÉ ERRAR.
 
 
 
QUANTOS CHOCOLATES
VOCÊ CONSEGUE COMER?
1,2,3,4,5...ATÉ ERRAR.
 
 
 






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